1 Cr 4:9,10 E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.

 

 

1ª Crônicas é um livro difícil de ler. Nos primeiros 9 capítulos ele traz a árvore genealógica das tribos de Israel, de Adão até o retorno de Israel do cativeiro. No meio de cerca de 500 nomes, a Bíblia destaca dois versículos inteiros para falar de Jabez. 

No velho testamento, cada nome trazia um significado profético. Quando Benjamin nasceu, sua mãe Raquel deu-lhe o nome de Benoni, que quer dizer ‘filho da minha dor’, mas Jacó mudou seu nome para Benjamin, que quer significa ‘filho da destra’. No leito de morte, Jacó declarou sobre ele: ‘Benjamin é lobo que despedaça pela manhã, comerá a presa à tarde, repartirá o despojo (Gn 49:2), profetizando que seria um líder vitorioso, estrategista de guerra, e teria um forte senso de justiça. 

O nome Jabez significa ‘dor’, e Dessa forma, ele viveu com esse estigma, essa vergonha. Mas a Bíblia diz que ele era o ‘mais ilustre’ (na versão King James, ‘o ‘mais honrado’). Essa honra vinha de Deus, porque ele tinha uma comunhão diferenciada com o Senhor, tinha experiências com Ele, além de conhecer a história de Israel 

A Bíblia nos mostra que ele encontrou uma saída para romper com esse destino profético: ele orou, invocou a Deus, e pediu que o Senhor o abençoasse. Benção é um favor, uma capacitação sobrenatural, e Jabez precisava de uma benção especial. 

Paulo diz em Efésios 1:3 que ‘nós já fomos abençoados com toda a sorte de bençãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo Jesus’. Ou seja, todas essas bençãos estão disponíveis para nós! E Deus se sente honrado quando um filho pede sua benção. Abençoar faz parte da natureza de Deus, e Ele SEMPRE quer abençoar. 

Provérbios 10:22 ‘A benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores’

Mateus 7:7 ‘Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta’

Jabez fez uma oração ousada, que continha 5 pontos importantes:

  1. Se me abençoares muitíssimo’ [FAVOR] - Jabez não queria uma benção qualquer, temporal ou transitória. Ele não seria suprido por presentes e hora humana. Ele queria a benção real, completa, plena.A benção que você precisa não pode ser comprada. Você precisa do favor de Deus!
  2. ‘Meus termos ampliares’ [INFLUÊNCIA]- Mais do que um simples desejo de possuir mais terras, ele queria ter maior impacto, maior influência, responsabilidade, deixar uma marca. Temos que impactar essa geração, invadir o inferno e priorizar os negócios do Pai. Quando fazemos isso, Ele prioriza os nossos negócios!
  3. ‘A Tua mão for comigo’ [PODER] - A mão de Deus reflete Seu poder. Pela sua mão Ele criou o universo, criou o homem, libertou Seu povo, derrotou os inimigos do Seu povo, protege e abençoa. O poder de Deus está no Seu Espírito! Por isso você precisa ser cheio do Seu Espírito! ‘Os os sinais acompanham os que crêem’ (Mc 16:17)!
  4. ‘Fizeres que do mal não seja afligido’ [PROTEÇÃO] – Ele não queria a proteção de um exército ou uma arma nuclear! Ele entendeu que a proteção que ele precisava estava no alto, era a proteção do Senhor! E hoje o Senhor tem proteção para a sua vida! Ele quer te guardar debaixo de Suas asas! Sua verdadeira proteção está no Seu NOME, na Sua PALAVRA, no Seu SANGUE e no Seu ESPÍRITO!
  5. ‘E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido’ [HONRA]- Deus não procura ‘supersantos’, não busca gigantes espirituais ou pastores talentosos, nem pessoas com habilidades espetaculares, mas pessoas  comuns que creiam nEle.

Daniel 4:17b ‘O Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer, e põe no poder o homem mais simples’ 

Deus é ‘galardoador daqueles que O buscam’ Hebreus 11:6, e honra

os que estão em Sua Presença, desejam agradá-Lo e viver a Sua 

vontade!

Jabez foi o mais honrado dentre seus irmãos porque Ele percebeu que as bençãos que ele tanto buscava estavam no céu (‘Todo bom dom e toda boa dádiva vem do alto’ Tiago 1:17), portanto é lá que ele deveria buscá-las.

‘buscai o reino de Deus e a Sua Justiça e todas as demais coisas lhe serão acrescentadas’ Mateus 6:33 

Ele entendeu que somente através da comunhão com esse Deus poderoso ele teria paz, alegria e prosperidade! Quando você busca esse Deus poderoso e tem uma vida de comunhão com Ele, assim como Jabez, é inevitável que a honra dEle venha sobre a sua vida! 

Estamos no ano da Unção de Governo e no mês do Governo da Honra, e eu profetizo essas cinco bençãos sobre a sua vida: 

Receba FAVOR, receba INFLUÊNCIA, receba PODER, receba PROTEÇÃO e receba HONRA!

Receba em nome de Jesus!

Fonte: Pastor Celio

Compartilhar

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.