GOVERNANDO O SEU CORAÇÃO

Assim como a água reflete o rosto, o coração revela quem somos nós! Provérbios 27:19 KJA

No mundo atual, o cérebro é tido como o centro diretor da atividade humana. Porém, a Bíblia diz que esse centro está no coração, o centro do nosso intelecto, emoção e vontade humanas.

O coração é um órgão vital e centro do nosso ser físico. Ele bombeia o sangue que sustenta a vida por todo o corpo. A Bíblia diz em Levíticos 17:11 que ‘a vida está no sangue’ou seja, a vida flui do coração. 

Em Provérbios 4.23 está escrito Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida’Isso quer dizer que o nosso coração é onde está a essência do nosso ser, o ‘reservatório’ de tudo o que somos. Lucas 6.45 diz: ‘O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração’. É do coração que tiramos tudo o que temos de bem ou o de mal. 

A Bíblia diz que o nosso coração é formado por três componentes da nossa alma - mente, emoção e vontade - e uma parte do nosso espírito - a consciência. Vamos dar uma olhada em alguns versículos-chave que nos revelam isso.

I - O Coração é o Centro do Intelecto

  1. No coração se pensa - ‘Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: ‘Por que vocês pensam maldosamente em seus corações?’ Mateus 9:4
  2. No coração se crê - Romanos 10:9 ‘Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo...’

II – O Coração é o Centro das Emoções

A Bíblia traz várias menções aos diversos tipos de emoções ligadas diretamente ao coração.

‘O coração alegre aformoseia o rosto...’ Provérbios 15:13

‘...um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás’ Salmo 51:17

III – O Coração é o centro da Vontade Humana

  1. Coração endurecido - Êxodo 4:21 ‘...Mas eu vou endurecer o coração dele [Faraó], para não deixar o povo ir’.
  2. Coração submisso - Js 24:23 – ‘Disse Josué: ‘Agora, então, joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e voltem-se de coração para o Senhor, o Deus de Israel’.
  3. Coração que tem um propósito - 2Cr 6:7 ‘Meu pai Davi tinha no coração o propósito de construir um templo em honra do nome do Senhor, o Deus de Israel’.

IV – O Coração é o centro da Consciência Humana

Ter nossos corações purificados de uma má consciência indica que nossa consciência também faz parte de nosso coração.

Hebreus 10:22 ‘Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura’.

A Bíblia também diz ainda em Jeremias 17:9 que o coração é enganoso. É lá que está localizada toda a impureza do coração do homem. Jesus disse em Marcos 7:21-22 ‘Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez’.

Meu irmão (a), toda a sua vida depende do seu coração! Seus pensamentos, sejam eles positivos ou negativos, controlam suas atitudes. Suas atitudes são a soma total dos seus pensamentos, atitudes essas que levam às suas ações. Suas ações levam você à conquista! 

Quando o povo de Israel pediu a Deus que lhe desse um rei, Ele lhes deu alguém que representava o perfeito protótipo humano: alto e bonito (1 Samuel 9:2). Porém ele decidiu desobedecer a Deus no seu coração, e isso lhe trouxe desgraça. Ao contrário, Davi decidiu adorar e obedecer a Deus de todo o seu coração.

1 Samuel 13:14 ‘Mas agora seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor’.

Guardar o coração é tão importante que Deus destruiu uma civilização inteira por conta da inclinação dos seus corações:

Gn 6:5 ‘O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal’.

A Bíblia nos mostra que nosso coração faz muito mais do que imaginamos. Além ser a fonte das nossas emoções, nosso coração pensa, decide e tem consciência do certo e do errado.

Fomos criados por Deus de uma maneira tão maravilhosa! Temos um espírito para contatá-lo, recebê-lo e contê-lo como vida, e um coração para amá-lo. Ele quer ser a nossa vida e quer que O amemos com todo o nosso coração. 

Se não tivéssemos um coração, não poderíamos sentir amor ou amar. Deus nos criou com um coração para que pudéssemos ter um relacionamento real com Ele. Então, em um sentido muito real, nosso coração está no centro de nosso relacionamento com Deus. O coração é a porta de entrada do mais íntimo do nosso ser.

Ao finalizarmos o mês de Julho, mês do Governo da Palavra, saiba que governar o seu coração dá a você o governo dos seus pensamentos, das suas emoções, da sua visão, dos seus passos e do seu destino! Aleluias!

ORAÇÃO

Querido Pai, ensina-me a cada dia a ter um coração puro, sincero, verdadeiro, obediente, humilde, adorador para que eu possa amá-Lo, conhecê-Lo e viver os propósitos que o Senhor tem para a minha vida! Ajuda-me a governar meu coração para que eu possa governar meus pensamentos, minhas emoções, minha visão, meus passos e meu destino, em nome de Jesus!

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.