‘Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus’ Romanos 8:1

Condenar é declarar uma pessoa ou coisa condenada e imprópria para uso posterior ou liberdade, ou ainda declarar incurso em pena: o júri condenou o réu à prisão perpétua. Condenação não é apenas uma grande palavra na Bíblia, é uma palavra que carrega um grande peso quando vista à luz da eternidade. É como um enorme cometa caindo sobre uma casa, destruindo-a de forma esmagadora, devastadora, não havendo qualquer resquício de que ela um dia tenha existido. Isso é o que e quem somos fora de Jesus, condenados. A Bíblia diz em Rm 3:23 ‘Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus’.

Não somos pecadores porque pecamos, mas porque Adão pecou e essa maldição acompanha cada um de nós. Todos nascemos com esse espírito de rebelião, o pecado nasceu em cada um de nós. Acontece que o próprio Deus estabeleceu uma pena para a desobediência: a morte. Rm 6:23 diz ‘Porque o salário do pecado é a morte’.

Durante mais de 4.000 anos o homem precisou aplacar a ira de Deus com sacrifícios de sangue. Nenhum sacrifício era suficiente. É aí que entra Jesus. Por meio do Seu sacrifício, Ele levou sobre si todos os nossos pecados e iniquidades e nos deu vida eterna!

É importante você entender que se você é filho de Deus, não há condenação que venha dEle. O próprio Jesus não te condena. Você se lembra da mulher que foi pega em adultério no capítulo 8? O próprio Jesus não a condenou. ‘...Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado’ João 8:11

A verdade é que nada do que você fez ou fará poder anular o sacrifício de Jesus na cruz. Mas isso não quer dizer que você é livre agora para pecar. Muito pelo contrário! Quanto comunhão com o Seu Espírito e a Sua Palavra, quanto mais cheio você for do Seu Espírito, menos inclinação ao pecado você terá.

E se pecar, a Bíblia diz em 1 João 1:9 ‘Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça’.

O julgamento que merecemos com justiça já foi pago COMPLETAMENTE com o sangue do Senhor Jesus. Nosso julgamento aconteceu na Cruz e o castigo que merecíamos foi pago integralmente por Ele.

‘Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus’ João 3:18

Este é o cerne da questão: ‘Quem nele crê’ (quem está em união com Cristo – quem renasceu nEle, quem entregou sua vida a Ele, quem foi selado pelo Seu Espírito) NÃO será condenado.

Já que somos filhos de Deus, quando nos arrependemos de nossos pecados, Ele promete esquecê-los. É como se o pecado nunca tivesse ocorrido. Então, quando escolhemos continuar a desenterrar aquele pecado ou nos sentirmos culpados por ele depois de receber o perdão de Deus, estamos basicamente dizendo que nossos pecados são grandes demais para a cruz.

Quando você não conseguir se perdoar, lembre-se de que nenhuma condenação vem de Deus. Deus convence nossos corações quando pecamos, e oferece amor, perdão e maneiras de mudar. Qualquer culpa e vergonha duradoura que você está sentindo vem de Satanás. Temos um acusador, um inimigo de nossa alma que busca nos destruir por meio de falsas acusações, vergonha e culpa. Quando você está lutando com isso, você está sendo atacado amigo.

Quando esses ataques vierem contra você, trazendo culpa, lute com a verdade. Lembre-se: você é amado, você é escolhido, você está perdoado. 

ORAÇÃO

Obrigado Senhor, porque pelo Seu sacrifício, sou perdoado, e nenhuma acusação há sobre mim! Me ajude a ser transformado em áreas onde eu tenho alguma limitação ou dificuldade de mudar. Em Ti em posso todas as coisas, em nome de Jesus, Amém

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.