‘E Davi disse ao filisteu: ‘Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou’ 1 Samuel 17:45

Você precisa ter clara a sua identidade como filho, herdeiro e cidadão do céu, independente das circunstâncias. O diabo sempre tentará te afrontar e colocar diante dos seus olhos mensagens, situações e pratos de lentilhas, de forma a questionar sua identidade e a tirar você do propósito perfeito de Deus.

Satanás afrontou o próprio Jesus. Em Mateus 3:17, no momento em que era batizado por João, Jesus ouviu do Pai ‘Este é o meu Filho amado, em quem me agrado’. Ele então foi levado ao deserto, onde seria preparado para receber a revelação e capacitação finais para exercer o seu chamado. Lá, por duas vezes, ele ouve de Satanás: ‘SE VOCÊ é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães. ‘SE VOCÊ é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo...’ (Mateus 4:3,6). Note ‘Se você’. Ele estava colocando em dúvida a identidade e o próprio chamado de Jesus. Jesus sabia de sua identidade, sabia quem era. Ele resiste e vence o diabo com a Palavra, após ser afrontado pela terceira vez.

Com Davi também não foi diferente. Ele estava agora diante de um inimigo intransponível aos olhos humanos, que há 40 dias afrontava todo exército de Israel. Golias tinha dois metros e noventa centímetros de altura, usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos; a haste de sua lança era parecida com uma lançadeira de tecelão e sua ponta era de ferro e pesava sete quilos e duzentos gramas. Uma figura assustadora!

Davi não tinha nenhuma capacitação especial como homem, mas tinha plena consciência da sua identidade em Deus. O exército de Israel permanecia paralisado, assustado e humilhado diante desse gigante filisteu. Esse é o problema da maioria dos cristãos: não conhecem e não assumem sua identidade em Deus, e vivem uma eterna crise de identidade.

Davi levou alimento para seus irmãos e não suportou ver um ‘incircunciso’ afrontar o seu Deus. Observe que seu irmão acusou-o e tentou desencorajá-lo. Satanás sempre tem alguém para nos dizer ‘isso é impossível, não pode ser feito’. O próprio Saul tentou dissuadir Davi: ‘Você não tem condições’. Saul ainda tentou colocar sobre ele a sua armadura e capacete (1 Samuel 17:38), mas ela não serviu em Davi. Não apenas porque Saul era o homem mais alto de Israel (1 Samuel 9:2), mas porque a armadura que Davi usava era uma armadura espiritual: a armadura do Espírito! Ele não se dobrou diante da aparente impotência, da incredulidade de seus próprios companheiros, que estavam apavorados, nem da figura monstruosa de Golias. Ele sabia quem era em Deus!

Davi vivenciara o poder de Deus em particular, nos campos enquanto cuidava das ovelhas: ‘O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu’ 1 Samuel 17:37. Por si mesmo, não estava capacitado, mas no poder do Senhor poderia dominar qualquer inimigo. Agora o Senhor demonstraria esse poder em público para a glória do Senhor. O Senhor deu a ele vitória pela sua fé. Deus testara Davi em particular, mas agora o exaltaria em público!

Jesus pagou um alto preço para que tivéssemos vida plena, vida abundante e fôssemos mais do que vencedores! Quando houver essa testificação no seu espírito de quem você é em Cristo Jesus, o inimigo não terá mais como te afrontar. Resista, persista! Você é um ser celestial e está aqui de passagem ou, como diria o nosso Apóstolo, um extraceleste! Quando o inimigo perceber isso, ele vai bater em retirada, assim como fez com Jesus!

Não importa o que aconteça, você tem a identidade de Cristo, é coberto pelo sangue de Jesus e tem a marca do Espírito Santo! Sua fé vai fazer o inimigo vai bater em retirada!

 

ORAÇÃO

Pai querido, eu te louvo e te glorifico porque pelo Teu sacrifício me tornaste filho, em herdeiro e me deste uma identidade em Cristo Jesus que me garante a vitória em qualquer circunstância. Eu tomo posse dessa identidade! Não me curvarei diante dos meus inimigos porque em Ti eu sou mais do que vencedor em Cristo Jesus! Em nome de Jesus, amém.

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.