‘Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida’ Provérbios 4:23

Uma das coisas mais notáveis ​​sobre Davi foi o testemunho de Samuel sobre seu coração em 1 Samuel 13:14 ‘Mas agora seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor’. O Senhor já havia dado Sua sentença em relação à desobediência e descaso de Saul, com relação às Suas coisas, e já tinha escolhido Davi para sucedê-lo, um homem segundo o Seu coração. Em nenhuma outra passagem da Bíblia você vai ver Deus se referindo a alguém dessa forma.

Com todos os defeitos, Davi tinha um coração que era segundo o coração de Deus. Essa é uma das maiores bênçãos que se pode desejar: ter um coração perfeito para com Deus e uma mente disposta a fazer Sua perfeita vontade. É uma grande bênção de Deus, mas não funciona por si só, porque você tem uma mente e uma vontade próprias. Lembre-se, Deus deu a Saul, um bom coração (1 Samuel 10:9); ainda assim, ele não serviu a Deus perfeitamente, não teve seu coração alinhado a Deus.

Quando Saul conheceu Samuel, o Profeta, a Bíblia diz que o Espírito de Deus veio sobre Saul e ele profetizou junto com os profetas (1 Samuel 10:10). Essa foi a manifestação externa do que ele havia recebido, mas a Bíblia diz que houve uma mudança no interior, especificamente que Deus deu a Saul um ‘outro coração’.

Mas Saul não manteve seu coração perfeito. Ele ofereceu um holocausto sem ser sacerdote (1 Samuel 13:9-11). Em outro episódio ele não destruiu os amalequitas, o rei Agague e tudo relacionado a eles como o Senhor instruiu expressamente (1 Samuel 15:1-11). Em vez de sentir remorso e arrependimento ao ser confrontado por Samuel, ele tentou se justificar, expondo seu coração obstinado e rebelde. 

 

Como resultado, ele foi rejeitado por Deus como rei sobre Israel (1 Samuel 15:26), tanto que o Senhor disse: ‘Arrependo-me de ter constituído a Saul rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções’ 1 Samuel 15:11. Que lugar terrível para se estar! Observe a progressão.

Saul então ficou com inveja de Davi e continuou sua rebelião contra Deus. Seu coração foi atrás de outras coisas. Esta é a razão pela qual você deve proteger seu coração, mantê-lo puro. Você já ouviu a expressão ‘Se você quer conhecer uma pessoa, dê poder a ela’. Esse foi exatamente o caso de Saul. Ele se encantou com o poder e a deixou a soberba tomar conta do seu coração.

Mantenha seu coração santificado com a Palavra de Deus. A Bíblia nos recomenda: ‘Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas’. Filipenses 4:8. Cuidado com aquilo que você coloca diante dos seus olhos ou com aquilo que você ouve para que não crie raízes em seu coração. Cuidado com o orgulho, a raiva, a malícia, a amargura, o ódio - são venenosos para o coração. Afaste-os completamente de sua vida e de seu coração.

A Palavra nos diz para levarmos ‘cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo’ 2 Coríntios 10:5. É exatamente isso que devemos fazer: levar cativos todos os nossos pensamentos a Cristo. É nEle que estão todas as nossas saídas! 

Seus pensamentos vêm do seu coração, por isso o caráter de seus pensamentos revela a condição de seu coração. Quando você nasceu de novo, você recebeu um coração de amor. A Bíblia diz: ‘Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. Romanos 5:5’ Você tem um coração de amor, um coração que está cheio de Deus. Proteja-o, conserve-o, deixe o Espírito Santo transformá-lo e fluir o Seu Amor através de você. Isso é vida!

 

ORAÇÃO

Querido Pai, pelo teu Espírito e pela Palavra, mantenho meu coração santificado. Eu repreendo todo pensamento maligno ou ideia contrária que tente assaltar minha mente e levo cativo todos os meus pensamentos a Ti. Declaro que a raiva, malícia, amargura e ódio não têm lugar em meu coração. Seu amor é expresso em meu coração hoje e sempre, em Nome de Jesus, AMÉM 

 

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.