‘É necessário que ele cresça e que eu diminua’. João 3:30

 

Nesses dezessete, quase dezoito anos desde a minha conversão, conheci e convivi com homens e mulheres usadíssimos por Deus. Tinham o dom da Palavra, revelavam nomes, CPF´s, placas de carro, mas em algum momento passaram a achar que eram eles, que era sobre eles. Não era mais sobre Jesus, sobre se entregar, glorificar o Seu Nome, expandir o Seu Reino. Outras motivações surgiram em seus corações. Deus dá dons até para os rebeldes (Sl 68:18), mas testa a motivação e o caráter dos seus corações. 

João Batista, primo de Jesus, era um homem estranho, definitivamente não se encaixava em nenhum padrão, em nenhum dos principais grupos religiosos judaicos de sua época. Tinha uma mensagem firme, pregava o arrependimento de pecados. Vivia nos desertos da Judéia, usava roupas feitas de pelos de camelo e um cinto de couro na cintura e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 

Ele foi o mensageiro usado por Deus para anunciar a chegada do Messias. Identificado por Jesus como o maior dos profetas (Mateus 11:11), muitas pessoas viajavam ao deserto para escutar a sua mensagem e serem batizadas por ele. Jesus, inclusive, foi batizado por ele.

Com o aparecimento de Jesus, seus discípulos começam a ficar preocupados, porque muitos começam a segui-Lo. 

‘Eles se dirigiram a João e lhe disseram: ‘’Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele’’. João 3:26  

A fama de João, seu renome, sua autoridade, todas essas coisas estão sendo ameaçadas por esse novo professor, Jesus. Mas João não responde defensivamente nem tenta proteger sua reputação ou importância. Ele percebe imediatamente que não é sobre ele. É hora de Jesus entrar em cena. É hora de Jesus crescer e João diminuir. E foi o que ele fez.

Infelizmente a Bíblia está recheada de exemplos de personagens que receberam muito de Deus, mas acabaram tendo um comportamento oposto ao de João. Deram voz ao orgulho, à soberba, e pagaram um alto preço por isso. 

Provérbios 16:18 diz ‘A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda’

Lúcifer (Isaías 14, Ezequiel 28) era um querubim de classe especial, luminoso, sábio e belo, mas quis ser igual a Deus. O orgulho de Lúcifer destruiu seu esplendor.

O rei Nabucodonosor (Daniel 4) era um grande líder e estrategista militar, porém seu orgulho o fez ser expulso do meio dos homens, passando a viver com os animais selvagens e a comer capim como os bois. O orgulho de Nabucodonosor era maior que toda a Babilônia.

Saul (1 Samuel 15) foi o primeiro rei de Israel, mas perdeu tudo ao querer agradar ao povo e desobedecer seguidamente a Deus: sua coroa, seu trono, seu palácio, seu exército e sua família. O orgulho de Saul era maior que o seu reino.

O orgulho afasta o homem de Deus, porque leva o homem a atribuir a si mesmo a honra e a glória que somente a Deus é devida, Deus não divide Sua glória com ninguém (Isaías 42:8). Deus odeia o orgulho e a arrogância: ‘Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso’. Provérbios 8:13

Lembre-se, com o orgulho vem o pecado, e onde há orgulho, Provérbios diz: há desgraça (11:2), contenda  (13:10) e queda (18:12). O orgulho foi o que causou a queda de Satanás, e isso por si só deveria nos dizer que o custo do orgulho simplesmente não vale a pena!

Jesus nos exorta a aprendermos com ele: ‘Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas’ Mateus 11:29’. A chave que destranca a porta do orgulho chama-se humildade, e quanto mais perto você estiver de Cristo, maior acesso terá a ela.

ORAÇÃO

Querido Pai, é tão fácil ser orgulhoso (a). É tão fácil pensar que estamos certos, melhores, mais inteligentes ou superiores. No entanto, é tão difícil admitir culpa ou que estamos errados. Às vezes somos orgulhosos e nem sabemos disso. Por isso, Senhor, dá-nos um coração puro, humilde, ensinável, corrige-nos e nos livre de toda raíz de orgulho. Que possamos viver somente para Sua Honra e Glória. Em nome de Jesus, AMÉM!

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.