A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las Pv 25:2

Deus tem uma infinita sabedoria a respeito de todas as coisas. Ele age de forma gloriosa, sem revelar os Seus objetivos, buscar conselho, ou expor a questão a uma pesquisa pública. Ele é um Deus de mistérios, de segredos. 

‘Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem. Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir. Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele’. Daniel 2:20-22

Deus chama de ‘reis’ aqueles que vão ‘esquadrinhar’ aquilo que Ele encobriu. Esquadrinhar é procurar minuciosamente, examinar, perscrutar. Quem é rei? É aquele que tem autoridade, liderança, governo, sabedoria, territórios. Em Apocalipse 1:6 Ele nos chama de ‘reis e sacerdotes’. Fomos escolhidos e glorificados para perscrutar os mistérios de Deus! 

Sabedoria é a arte de viver a vida na perspectiva da Palavra de Deus. É submeter todos seus projetos à orientação divina, é viver no centro da vontade de Deus. Não é conhecimento intelectual. Sabedoria, como diz o nosso apóstolo é saber o que, como e quando fazer. Todos os projetos humanos desenvolvidos sem a orientação dívida trouxeram frustração e lágrimas. Um exemplo disso foi a Torre de Babel (Gênesis 11)

A sabedoria terrena alimenta a arrogância e a inveja. É a sabedoria que busca o reconhecimento. Querem ser mestres, querem cargos, os lugares mais importantes e os aplausos dos homens. Preocupam-se com posição, dignidade e direitos. Lembram-se quando os discípulos perguntaram a Jesus: ‘Quem é o maior entre nós’? Ou de Saul quando desobedeceu deliberadamente a Deus? Estavam completamente fora do propósito de Deus. A sabedoria humana instiga à independência de Deus, por isso chega a ser demoníaca.

 

Mas a Sabedoria do Alto é a Sabedoria do Espírito. É a sabedoria que estava em Jesus! É nEle que estão escondidos ‘todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento’ (Cl 2:3). E Ele a escondeu dos sábios e cultos e a revelou ‘pequeninos’ (Mt 11:25). Paulo na sua carta aos Efésios ora para que o Senhor dê a eles ‘espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele’ (Efésios 1:17). Ele sabia da importância desse conhecimento.

A Sabedoria do Alto tem 8 características e é, segundo Tiago 3:17,pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem hipocrisia’. OITO é o número de Jesus. Não é coincidência...

O Senhor nos escolheu para revelar os Seus Segredos, para sermos ‘dispenseiros dos mistérios de Deus’ (1 Co 4:4). Por isso, ajuste o seu espírito para entrar na presença de Deus, buscar, orar em línguas, ler, meditar e mergulhar na Palavra, encher-se do Seu Espírito, porque o Senhor quer revelar a você seus mistérios, seus tesouros escondidos e suas riquezas!

‘dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome’. Isaías 45:3

 

ORAÇÃO

Pai, obrigado por me chamar de ‘rei’, por ter me escolhido para receber espírito de sabedoria, revelação e conhecimento e por ser um despenseiro dos Seus mistérios! Mostra-me a Tua Glória, Mostra-me os Teus tesouros escondidos, as Tuas riquezas encobertas e cumpre em mim o Teu propósito, em Nome de Jesus, AMÉM!

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.