Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11

Qual é o significado de propósito? Bem, de acordo com um dicionário online, propósito (substantivo) significa 'a razão pela qual algo é feito ou criado ou para o qual algo existe' - uma definição bastante direta. Muitos se perguntam: existe um propósito para o homem? Existe um propósito dado por Deus? Fomos criados por uma razão única?

A Bíblia nos dá uma resposta clara para isso. Deus tem propósito em tudo (Pv 16:4), então tenha certeza que Ele tem um plano maior, um plano master, no qual você está inserido. O texto de Jeremias 29:11 implica que Deus pensa e planeja com antecedência para nós. Mas qual é esse plano? Como sabemos disso? E é sobre você?

O livro de Jeremias começa bem no início da vida de Jeremias. Jeremias 1:5 diz: ‘Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações’. Aqui vemos Deus dizendo especificamente a Jeremias qual seria o seu propósito, Deus estava planejando para Jeremias antes mesmo de ele nascer. 

Esses dois versículos (Jeremias 1:5 e Jeremias 29:11), têm sido usados ​​com tanta frequência quando os cristãos falam sobre o propósito de Deus para nossas vidas. No entanto, a ideia de ter sido criado com propósito perdeu um pouco do seu significado. 

A parte b do v.5 diz ‘eu o separei e o designei profeta às nações’, Deus deixa muito claro a ele a razão do seu chamado. Deus chamou Jeremias para ser um 'profeta para as nações', um mensageiro para o povo de Deus. 

Salmos 139:14 nos diz ‘Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza’.
Fomos feitos ou criados. E qualquer coisa que é feita ou criada por um criador ou inventor, como uma tesoura, uma lâmpada ou um celular, sabemos que ela foi projetada para uma função específica. 

Então, nós, como criação de Deus, fomos criados para a glória de Deus (Ef 1:12) e projetados para funções específicas. Todo o nosso corpo foi projetado com esse conceito. O coração e os pulmões foram projetados para trabalhar juntos para fornecer oxigênio ao nosso corpo. Nossa digestão foi criada para decompor os alimentos e nossos rins foram feitos para eliminar os resíduos. Tudo tem sua função e trabalha com outras partes do corpo para cumprir seu propósito de nos manter vivos. 

Toda a natureza trabalha em harmonia, servindo, dando e recebendo uns dos outros. Portanto, quando começamos a perguntar: 'Qual é o meu propósito?', devemos começar também a fazer a pergunta: 'Como fui designado para servir?' Com quais dons ou talentos Deus me enriqueceu para que eu servisse aos outros? Porque adivinhe... seu propósito não é sobre você.

Nosso Apóstolo Sergio Lopes costuma dizer que todos temos um chamado, e só alcançaremos a verdadeira felicidade quando entender dermos e vivermos esse chamado. Não tem a ver com o que possuímos, com o que conquistamos, mas com QUEM SOMOS em Cristo Jesus!

Se usarmos Jeremias como exemplo, podemos entender claramente que Jeremias dedicou toda a sua vida à causa de compartilhar a mensagem que Deus tinha para o Seu povo naquele tempo. O próprio Jesus viveu e morreu apenas para que vivêssemos, e tivéssemos uma vida plena e abundante.

A vida de Jeremias mostra que Deus tem um plano para Seu povo. Ele tem um plano master, mas também tem um plano individual para cada um de nós. Ele quer que façamos coisas incríveis, não apenas para nosso benefício, mas para mostrar aos que estão ao nosso redor quem Deus é por meio de nosso estilo de vida e encorajar outros a servir a esse Deus maravilhoso, poderoso e amoroso.

Quando você cuida dos negócios de Deus, Ele cuida dos seus. Ele cuida de você, da sua família, dos seus negócios, dos seus bens, do seu ministério, te prospera economicamente, respalda suas contas e te protege.

Talvez você não entenda claramente os planos de Deus para a sua vida hoje, mas saiba que a tem a ver com 3 coisas: 

  1. ENTREGA - Não tem a ver com você, tem a ver com os outros
  2. DISPOSIÇÃO - Sirva ao Senhor com seus dons, talentos pessoais e recursos
  3. CONFIANÇA - Ele cuida de você e de tudo o que é seu. Ele te prospera.

Entregue-se, esteja disponível, confie nEle. O mais Ele fará!

 

ORAÇÃO

Querido Pai, obrigado pelo teu amor e por ter me criado com um propósito específico para louvor da Sua Glória. Eu declaro que quero viver os Teus Planos perfeitos para a minha vida, por isso usa a minha vida, a minha família, os meus dons, os meus talentos e os meus recursos para a Tua Honra e Glória em nome de Jesus!

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.