“Honra teu pai e tua mãe, para que tenhas longa vida na terra que o SENHOR teu Deus te dá”. Êxodo 20:12 (NVI)

 

Nos Dez Mandamentos da Lei Mosaica, os quatro primeiros abordam nosso relacionamento vertical com Deus. O quinto mandamento é o ponto central do restante dos mandamentos que tratam de nossos relacionamentos horizontais – com outras pessoas. É um princípio eterno.

Você pode ver como esse mandamento de honrar os pais é fundamental para todas as relações sociais? Se uma criança não aprender a respeitar a autoridade dos pais, como ela respeitará as autoridades futuras, como professores, pastores, treinadores, policiais, empregadores ou mesmo governantes?

Respeitar os pais é a base de uma sociedade moral e boa, onde há honra para os mais velhos e autoridade. A palavra honra deriva de uma palavra raiz que significa “pesado” em termos de imponência ou importância. Quando os filhos honram seus pais, eles atribuem importância às palavras de seus pais. O pai não é apenas uma das muitas vozes. O que eles dizem tem peso. Isso é especialmente importante quando pensamos em honrar a Deus como nosso Pai celestial. Ele é Aquele que, em última análise, merece nosso respeito e obediência.

Infelizmente, hoje em dia não é incomum que uma criança se comunique com ações ou palavras: “Você não manda em mim!” Muitas crianças falam desrespeitosamente com suas mães ou pais. Não foi assim que Deus projetou a família para funcionar. Quando a cadeia de comando é quebrada, muitas vezes, o lar também.

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é certo” não é uma sugestão. É uma ordem (Efésios 6:1, NVI). Não é apenas para as gerações passadas de famílias. É para nós. Isso não significa que as crianças sempre têm que concordar com seus pais. Acho que é bastante seguro dizer que Jesus sabia mais do que Seus pais terrenos muitas vezes, mas Lucas diz que Ele "desceu com eles a Nazaré e lhes foi obediente... E Jesus crescia em sabedoria e estatura, e em graça diante de Deus e dos homens. " (2:51a, 52).

Honrar nossos pais é a chave para obter o favor de Deus, sabedoria e vida longa. Ensine seus filhos a honrá-lo para que sejam abençoados agora e no futuro. Honrar seus pais demonstra sua própria prática em relação a esse princípio eterno. A cultura moral ao nosso redor está se deteriorando rapidamente, em parte devido à falta de respeito e honra pelos pais. É hora de mudar as coisas e trazer de volta a honra para mães e pais.

Oração

Senhor Jesus, eu preciso que que o Senhor governe e reine em minha família hoje. Mostre-me como posso honrar meus pais honrando a Ti, o autor da paternidade. Ajude (meus) filhos a serem obedientes e honrar os mais velhos. Perdoe minha rebeldia e desrespeito. Guie-nos de forma a seguirmos esse princípio de honrar pais e mães para que possamos ser abençoados. Em Nome de Jesus, Amém.

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.