Portanto, diz o Senhor , Deus de Israel: Na verdade, tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o Senhor : Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos.             1 Samuel 2:30

Eli era sacerdote e juiz, um homem honrado em Israel. Ele se sentava à porta da casa de Deus, onde as pessoas podiam encontrá-lo livremente para buscar seu conselho ou pedir orientação em disputas (veja 1:9; 4:18). Seus filhos, Hofni e Finéias, apesar de pertencerem a uma família sacerdotal em Israel, eram ímpios.

No exercício do sacerdócio eles foram extremamente corruptos. Hofni e Finéias chegaram ao ponto de roubarem até mesmo a oferta do Senhor. Quando os sacrifícios eram ofertados no Tabernáculo, Hofni e Finéias tomavam para si a porção que não lhes pertencia. Como se não bastasse tudo isso, eles ainda se deitavam com as mulheres que eram voluntárias em servir em alguma tarefa relacionada ao funcionamento do Tabernáculo.

Eli honrava mais a seus filhos do que a Deus, e não os repreendeu como devia, o que trouxe a ira do Senhor contra ele e a sua casa. Deus então enviou um profeta a Eli para anunciar o julgamento divino sobre a família ímpia. Os descendentes de Eli, em vez de desfrutarem da honra de servirem ao Senhor, seriam punidos com vergonha, pobreza e morte prematura. Mesmo que Deus permitisse que um descendente de Eli continuasse funcionando por um tempo como sacerdote, ele acabaria por remover a pessoa do cargo. Ele tiraria o sacerdócio da família de Eli e o daria a Samuel, um homem mais digno que ele.

A fatura veio. No mesmo dia Eli perdeu seus dois filhos, que lutavam contra os filisteus, e a Arca da Aliança, que representava a presença de Deus no meio do povo de Israel, foi tomada. Ao receber a notícia, Eli que já estava cego, caiu da cadeira onde estava sentado, quebrou o pescoço e morreu.

O Senhor não divide sua glória com ninguém, e esse exemplo mostra claramente como a falta de honra a Deus impede que o propósito dEle se cumpra em nossas vidas. Eli pagou um preço alto por não dar a Deus a honra devida.

Deus é um Deus de princípios. E o princípio da honra atrai o favor de Deus, que se manifesta em todas as 7 áreas de vida plena: espiritual, emocional, física, conjugal, familiar, econômico-financeira e ministerial.

Honre ao Senhor com os seus dízimos, as suas ofertas, as suas primícias, com a sua obediência, com o seu serviço, com a tudo o que você tem e é, com a sua vida, e Ele te honrará!

Oração

Senhor, eu quero ser um cristão ensinável, obediente, eu quero viver para Ti e honrá-lo com os as minhas vontades, desejos, pensamentos, imaginação, atitude e palavras. Eu quero ser um instrumento para a Tua Glória. Me ensina a te honrar mais e mais cada dia e a viver os Teus propósitos para a minha vida, em nome de Jesus

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.